26 janeiro, 2009

Brinquedo Novo e o Pardal

Encaixou a tira na segunda ponta daquela armação de madeira áspera em forma de ipsilon. Ergueu na altura dos olhos e esticou o máximo que pôde com seus braços finos para certificar-se de que estava justo o bastante. Pegou um pedregulho na beirada da calçada e o posicionou dentro do retângulo de couro, no centro da tira de borracha. Apontou para o alto numa direção qualquer e disparou. A pequena pedra voou frouxa no ar e caiu do outro lado da rua. Seu novo brinquedo estava firme, agora ele tinha certeza e era isso o que mais importava.

Meio dia, o sol queimava a pino num céu sem nuvens. Uma volta no quarteirão e encontrou o terreno baldio, um espaço incomum naquele bairro apinhado de casas e morros, com um enorme paredão ao fundo, e que com o calor que fazia estava resumido à pura terra seca, poeirenta, num tom vermelho alaranjado.

Passou a treinar a pontaria e a velocidade dos tiros. Acertava o paredão com pedras arredondadas e cacos de tijolos. Fazia buracos cada vez mais no alto, com zunidos quase inaudíveis finalizados por um baque oco. Em um dos tiros, concentrou-se como se fosse um atirador de elite, cerrou o olho esquerdo, aplicou toda a força nos braços e disparou. A mão que segurava a tira de borracha estremeceu segundos antes do previsto, fazendo com que ele a soltasse e ela chicoteasse com força seu antebraço. Gritou um palavrão, largou o brinquedo sacudindo o braço com desespero.

Ficou com raiva de si mesmo. Pegou a armação do chão de terra, limpou-o com desdém na camisa velha e voltou aos disparos. Atirou três ou quatro pedras quando viu no alto do paredão de barro seco um pequeno pardal assobiando e movendo-se em pequeninos saltos de um lado para o outro. Ainda estava com raiva. Tentou ignorar o passarinho por alguns minutos, mirando outras pedras em outros cantos do terreno. Estava suando, as bochechas quentes, os cabelos e os pés vermelhos de terra. Olhou novamente o pardal e num ímpeto mirou seu pequeno corpo empenado. Novamente fechou o olho esquerdo, puxou com toda a força a tira de borracha contra o seu corpo, sentiu uma gota fina de suor quente escorrer pelo canto do seu olho e descer pelo seu pescoço. Apertou a boca e soltou o tiro com um grito de ódio. Viu o passarinho cair movimentando-se freneticamente, numa tentativa de voo. A queda era alta e quando chegou ao chão a pequena ave não expressou mais vida. Subiu uma pequena nuvem de poeira vermelha ao seu redor. O menino não conseguiu se mexer, ficou parado olhando de longe aquele pequeno bolo de penas, agora sujo. Sentiu um aperto esquisito acima do estomago. Pegou o brinquedo com as duas mãos e novamente num ímpeto, quebrou a armação de madeira em duas partes e jogou longe no fundo do terreno, não percebeu que uma farpa espetara seu dedo médio. Limpou o suor do rosto e correu agoniado para casa. Não queria mais brincar por um bom tempo.

7 comentários:

Juliana Nascimento disse...

Boa tarde Amauri,
Nossa que lindo seus textos! Me fez até recordar a minha infância. Vc sim tem talento! Vou visita-lo sempre agora,adoro boa leitura.
Obrigada pelo elogio e volte sempre a meu blog também.
Abraços

VouParaLua disse...

Depois do pardal, tive de ler outros textos. Gosto do modo que escreve, do ritmo, da linguagem simples e do texto denso. Parabéns.

A inocência dos dois lados: a que fere (menino) e a que nos deixa indefeso (o pobre pássaro). Fui longe demais? rs..

b disse...

E ai, meu querido amigo (secreto e espirituoso)...

Lindo texto...remete a infância... e adoro tudo que remete a infância...

Anônimo disse...

Eu queria ter um talento como o seu para escrever contos. Belíssimo texto!!!

Luisa disse...

você escreve bem;
eu não tenho o costume de escrever estórias assim, mais longas;
preciso exercitar mais.
gosto daqui

beijo

Anônimo disse...

Linda a sua expressão!!!

...se eu pudesse mudar o final, diria que o brinquedo de madeira fez um pequeno corte em suas mãos e sem perceber secou o suor do seu rosto deixando um pequeno rastro de sangue.

(desculpe a minha petulância)rs

...um beijo!

Anônimo disse...

bom comeco